Blogia
altermediamundo

Carta aberta do Povo Brasileiro ao Conselho Segurança da ONU

Carta aberta do Povo Brasileiro ao Conselho Segurança da ONU

 

 

Estamos envergonhados pelo triste papel que as tropas militares através da Missão de Estabilização do Hati - Minustah,vêm desempenhando no Haiti. A presença das tropas brasileiras é inaceitável

 

 

Conselho de Segurança da ONU

Nós, povo brasileiro, organizado nos movimentos sociais, sindicatos, partidos, centrais sindicais, organizações sociais e demais entidades estamos envergonhados pelo triste papel que as tropas militares através da Missão de Estabilização do Hati - Minustah, vêm desempenhando no Haiti. Não se tem notícia na história da humanidade que uma tropa de ocupação estrangeira tenha contribuído na melhoria das condições de vida de um povo. E muito menos na sua libertação!

A presença das tropas brasileiras no Haiti é inaceitável. Além de nos envergonhar como povo, fere duramente a soberania do heróico povo haitiano, que sofre todas as mazelas de anos de exploração. Nosso apoio deve ser material, de intercâmbio educacional e cultural, jamais militar.

 

O que as Nações Unidas estão gastando (cerca de 600 milhões de dólares por ano) para manter as tropas no Haiti. Essa quantia é mais do que o necessário para resolver os problemas fundamentais de seu povo: a falta de energia, alimentos, moradia, educação e emprego.

 

Nesses quatro anos, não há notícias de nenhuma melhoria nas condições de vida dos haitianos Pelo contrário, há inúmeros registros de violação dos direitos humanos pelas próprias tropas estrangeiras que invadiram o país. Nós, como movimentos sociais brasileiros, nos dispomos a ajudar da forma que o povo do Haiti solicitar.

 

Sabemos que o Conselho de Segurança da o­nU até o dia 15 de outubro de 2009 irá votar a renovação ou não do mandato da Minustah. Pelo que foi afirmado, os que abaixo assinam, nos pronunciamos pela imediata retirada das tropas brasileiras da MINUSTAH e do território haitiano. E por sua vez, exigimos da o­nU que cesse esta missão de ocupação e de violação dos direitos do povo de Haiti.

 

 

 

 

Assinam:

Casa da America Latina

Coletivo de Hip Hop LUTARMADA

Conlutas

Direito para Quem

Fórum de Meio Ambiente dos Trabalhadores

GT Negros BH

Instituto dos Defensores dos Direitos Humanso - IDDH

Instituto Politicas alternaivas para o Cone SUl - PACS

Intersindical

Jubileu Sul Brasil

Justiça Global

Mandato Marcelo Freixo

Movimento Consulta Popular

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

União da Juventude Comunista

Associação de Favelas de São José dos Campos

Rede Social de Justiça e Direitos Humanos

Rede Brasileira de Ecossocialistas

MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores

Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência

Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo

Instituto São Paulo de Cidadania e Política

Associação Americana de Juristas

Sindeess (Sindicato dos empregados em estabelecimento serviços de saúde)

 

0 comentarios