Blogia
altermediamundo

Povo Guarani busca fortalecer unidade a nível continental

Campo Grande, 23 de outubro de 2009

 

 

REUNIÃO EM FOZ DE IGUAÇU DEFINE III ENCONTRO CONTINENTAL NO PARAGUAI EM 2010

 

 

Povo Guarani busca fortalecer unidade a nível continental

 

http://www.revistamissoes.org.br/public/tbnail/?c=false&w=312&h=234&f=../..//public/images/mcefiles/images/campanha_povo_guarani.jpg

 

 

 

 

Representantes do Povo Guarani da Bolívia, Argentina, do Paraguai e Brasil, se reuniram em Foz de Iguaçu, Brasil, de 16 a 19 de outubro de 2009 para definir linhas gerais sobre o que vai ser o III Encontro Continental do Povo Guarani, que se realizará no Paraguai em 2010.


Como a questão espiritual é um alicerce permanente na luta do Povo Guarani pela reconstituição de seus territórios ancestrais e autodeterminação, esse aspecto fundamental esteve presente ao longo de toda a reunião em Foz, na palavra sabia dos anciãos que acompanharam às lideranças durante o encontro.

 


Na reunião, mais de cinqüenta  representantes relataram as realidades em cada um dos países e encontraram pontos comuns nas problemáticas. Isto porque a pressão exercida na maioria dos países pelos setores empresariais da sociedade não indígena, representada pelos governos de turno, conduzem historicamente a conseqüências que não mudaram em muito a situação na atualidade: Expulsão y etnocídio dos povos originários.

 


“Não haverá democracia se algum setor social é discriminado e não lhe é permitido participar realmente nos temas que os afetam, como por exemplo na questão do  racismo criminal contra os povos indígenas, que acontece quase na maioria dos países”, foi refletido durante o encontro. Também foi concluído  que “a nossa autodeterminação é uma necessidade urgente; assim como a  demarcação de nossos territórios, de onde fomos expulsos violentamente, quedando as nossas terras nas mãos dos latifundiários, mercadores da terra e Estados nacionais, produto de um suposto direito de conquista. Isto não aceitaremos nunca”.

 


“Debe ser cumprido o que as leis dizem. É muito o que está escrito e pouco o que é cumprido. Queremos que os governos façam realidade, na brevidade, o que afirmam”, disseram repetidas vezes os representantes indígenas. Repudiaram o silencio e cumplicidade dos juizes com os poderosos, acusando-os de de ser “funcionais ao sistema etnocida” , sendo que passa pelo judiciário “estranhos limites territoriais” que limitam o livre transito do Povo Guarani nas fronteiras, o qual “divide o nosso povo com muros invisíveis, porem poderosos”.

 


A vulnerabilidade em que se encontram os guaranis nos países de América do Sul é um aspecto que não está sendo levado a serio pelos Governos, para concretizar politicas publicas que garantam o acesso aos direitos fundamentais desses povos e a efetivação das leis nacionais e internacionais, segundo foi assinalado igualmente.

 


“Sem a efetiva demarcação das terras guarani, todo processo de desenvolvimento na região estará marcada pela sangue, a injustiça e o crime; sem o reconhecimento e garantia das terras guarani não existirá democracia”, expressaram as lideranças da Bolívia, Argentina, do Brasil e Paraguai, num pronunciamento final.

 


Para o seguinte encontro continental Guarani que se realizara no Paraguai, o próximo ano, seus representantes definiram os seguintes eixos temáticos: Territorialidade: terra e autonomia; e Autodeterminação: autogestão e governabilidade.

 

 

Fonte: Campanha Povo Guarani, Grande Povo/Encontro de articulação Povo Guarani

 

0 comentarios